08/05/2011

Évora

Sé Catedral
Monumento de arquitetura do estilo romano-gótico, de três naves, ao qual andam ligados grandes acontecimentos espirituais e culturais da Pátria. A capela é um raro exemplar de arquitectura híbrida plateresca, datado de 1529 .


Fontes das Portas de Moura





A Igreja de são Francisco é muito conhecida pela sua capela que chega a arrepiar as pessoas mais sensíveis.
A Capela dos Ossos tem as suas paredes e os pilares centrais revestidos com crânios e várias partes de ossos humanos, unidos com cimento.
Esta Capela foi construída nos séculos XVI e XVII por monges que quiseram contemplar e testemunhar a breve passagem da vida. Por cima da porta está uma inscrição pintada que relembra aos visitantes a sua própria mortalidade: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos".
O número de ossos que decoram a capela foi estimado em 5.000 e a lenda conta que os mesmos eram de soldados que morreram numa grande batalha ou que foram vítimas da peste. É também provável, que os ossos tenham sido recolhidos de outros cemitérios das igrejas circundantes. Nesta altura muitas pessoas eram enterradas perto das igrejas, quando ainda não havia cemitérios como os de hoje.
Além da decoração nas paredes, existem dois cadáveres pendurados junto ao tecto. As suas identidades são desconhecidas, mas há várias histórias. Segundo uma lenda os esqueletos são de um pai e seu filho menor que foram amaldiçoados pela esposa por mal tratos então a mulher à hora da morte, terá rogado a seguinte praga: "Que a terra das vossas sepulturas não vos desfaça" .E assim, pai e filho depois de mortos ficaram mumificados, por a terra não os querer consumir, devido as suas más acções praticadas em vida.
 Os ossos dos monges responsáveis pela decoração do interior estão num pequeno caixão branco dentro da capela.

Templo Romano








Sem comentários:

Enviar um comentário