Um pequeno museu privado, pertencente ao banco Millennium BCP, que revela a riqueza arqueológica que existe sob a Baixa Pombalina, pondo à vista vestígios de diversas épocas, desde o séc. V a.C., com a presença fenícia, à ocupação romana (de todas a mais observável), árabe, quinhentista e pombalina.
Permite-nos observar as construções sucessivas na baixa de Lisboa, consoante a época e povo. Deste modo, podemos encontrar aqui cetárias (tanques utilizados para fazer a salga do peixe ou molhos) e ânforas romanas ou observar fundações dos prédios pombalinos e permitir ver a base da estrutura de gaiola, inventada pelos engenheiros do século XVIII para resistir a terramotos como o de 1755, que destruiu uma parte da cidade.
http://www.youtube.com/watch?v=9XGps3kHVfEPermite-nos observar as construções sucessivas na baixa de Lisboa, consoante a época e povo. Deste modo, podemos encontrar aqui cetárias (tanques utilizados para fazer a salga do peixe ou molhos) e ânforas romanas ou observar fundações dos prédios pombalinos e permitir ver a base da estrutura de gaiola, inventada pelos engenheiros do século XVIII para resistir a terramotos como o de 1755, que destruiu uma parte da cidade.
Duas de muitas estacas de pinho verde que suportam grande parte da baixa pombalina
Lisboa nos dias actuais, lembrando o que o mar recuou.
Lisboa no séc V a.c
Sem comentários:
Enviar um comentário