Cidade Fortificada é assim que é conhecida. Está localizada na rota de caravanas entre o Saará e Marrakech à beira de uma colina junto ao rio Ouarzazate. Constituída por um grupo de varias pequenas kasbash "fortalezas" esta cidade é ainda erguida e sustentada de tijolos de lama, palha e canas. As casas se aglomeram dentro de muralhas reforçadas por torres a cada canto, algumas podem mesmo atingir 10 metros de altura
Deve-se destacar o tipo de construção que tem sido uma prova cultural das habitações há vários séculos.
Estas construções tem reparações constantes todos os anos devido aos rigorosos invernos que não perdoam esta pobre cidade.
A maioria dos habitantes da cidade vive agora numa aldeia mais moderna do outro lado do rio, no entanto ainda vivem cerca de dez famílias no ksar, onde se pode visitar suas casas por modicas quantias.
Em vários lugares nesta pequena cidade há artistas a pintar e a vender suas aguarelas como também tapeçarias. Aqui foram também filmados alguns filmes famosos tais como Múmia, Gladiador entre outros.
Para se ir para o ksar tem que se atravessar o rio que no verão se pode passar por dentro de água a pé ou então por uma travessia feia de pedras no meio do rio.
O trajeto entre Marrakech e Ouarzazate merece um desvio obrigatório a Ait-Bem Hadodut.
Situa se a 25 km de Ouarzazate e a oito da estrada que liga as mesmas, vale a pena nem que seja pelo contraste entre planícies áridas, vales e oásis exuberantes , palmeiras e aldeias de terra vermelha onde existe um charme que dá uma atração turística.
Sem comentários:
Enviar um comentário